segunda-feira, 15 de novembro de 2010

QR Code: estratégia de Marketing no seu celular



Você sabe o que é QR Code? É uma ferramenta que cada vez mais vem crescendo e ganhando destaque em estratégias de mobile marketing, por ser considerada uma evolução do código de barras convencional. Com visual de uma etiqueta codificada bi-dimensional, composta por diversos quadradinhos, consegue armazenar tanto informações numéricas, quanto textos.
Para que uma pessoa possa saber o significado da figura, basta instalar um software leitor de QR Code em seu celular de forma gratuita.
COMO FUNCIONA
A utilização do QR Code também é simples. Basta aproximar a câmera do celular, com o leitor de mobile tags ligado, e fotografar o símbolo. A partir disso, se terá acesso instantâneo a URLs, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por câmeras digitais em formato VGA.
A forma como o QR Code pode ser usada é ampla. Através de um texto, um número de telefone ou um SMS para uma determinada promoção, um link para um site, um site mobile ou um game. No entanto, existe uma barreira na utilização dessa estratégia de mobile marketing: nem todas as pessoas possuem o software leitor instalado em seus aparelhos celulares. Por isso a importância de se construir as ações num ambiente controlado, que garanta que os stakeholdersconsigam completar a ação.
CASE
A empresa SupportComm desenvolveu o QR Code na campanha de Natal daF/NAZCA para a Claro. A figura estava impressa em folhetos dos pontos-de-venda e anúncios para jornal e revista.
Para conseguir decifrar o código, o cliente da operadora enviava um torpedo com a palavra “Escolha” para o número 250 e baixava, gratuitamente, o leitor no seu celular. Após a instalação, a pessoa apontava a câmera para o QR Code e recebia um link para baixar de graça a trilha da campanha. Quem não fosse cliente Claro era direcionado para um site WAP (Wireless Application Protocol) com informações sobre as promoções especiais da operadora para o Natal.
No entanto, ainda é difícil utilizar o QR Code sozinho em uma campanha, a não ser que tenha público e produto específico. O que se pode afirmar é que o fator surpresa é um dos pontos altos dessa estratégia, que vem muito bem a calhar nestes tempos em que é necessário encantar os clientes. Além disso, o custo é baixo em relação ao valor que agrega, estimulando ainda mais as estratégias de interação através do mobile marketing.
Abaixo, indico os links de sites que servem tanto para baixar os leitores de mobile tags, como para criar os códigos mobile tags.
Confira um vídeo muito bacana, da super falante e master do Marketing Digital, Martha Gabriel, sobre o QR Code.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Sites de compra coletiva: uma nova mídia estratégica

Faz sete meses que os sites de compra coletiva entraram no Brasil e já estão conquistando o consumidor e as empresas.

Esse serviço nasceu nos EUA, no ano de 2008, tendo como empresa pioneira o GrupOn, presente em 26 países e com expectativa de faturamento anual estimado em US$ 500 milhões para este ano.

Neste formato de compra, são oferecidos cupons de descontos de até 90% em produtos e serviços diversificados, a partir das parcerias com empresas de diversos ramos como vestuário e acessórios, gastronomia, entretenimento e beleza.

Com a possibilidade de investimento inicial baixo, os clubes de compras coletivas agradam os consumidores e beneficiam as empresas que conseguem promover seus produtos e serviços, tirando o internauta da frente do computador e levando-o para o ponto de venda. Dado o mecanismo de funcionamento desses sites, o desempenho dos negócios conta com um aliado importante: ações de e-mail marketing bem estruturadas. Elas funcionam como a vara que pesca seus usuários e os joga para dentro de seus sites de compras. Aliás, faz jus ao nome de um dos maiores sites desse tipo no Brasil, o Peixe Urbano.

Talvez uma das justificativas para tamanho sucesso dessa nova onda seja o fato dela ser uma opção vantajosa tanto para os usuários (compradores), quanto para os empresários. Os consumidores desfrutam de produtos de qualidade por um preço muito abaixo do mercado, e as empresas fidelizam novos clientes, que talvez não aparecessem se não fosse pela promoção.

QUAL A VANTAGEM DAS EMPRESAS?

Os sites de compras coletivas, apesar de receberem inúmeras compras a cada oferta feita, não beneficiam, necessariamente, as empresas com relação à quantidade de produtos e serviços vendidos. O maior negócio delas está na divulgação da marca, e no retorno do cliente à aquisição de um novo produto, sem, necessariamente, precisar de uma promoção. Mas é claro que para que todas as partes envolvidas fiquem satisfeitas, além do e-mail marketing as mídias sociais também devem ser trabalhadas para gerar negócio, juntamente com uma oferta relevante para o consumidor.

Veja, abaixo, alguns dos sites mais famosos no Brasil, e assista a um vídeo sobre os bastidores do funcionamento do site de compra coletiva Peixe Urbano, assim como as regras básicas de funcionamento.

Peixe Urbano
Clube Urbano
ClickOn
Brandsclub
Imperdível


.