sábado, 5 de junho de 2010

André Telles na UFRGS

Mas bah! Quase que esqueço de postar no meu próprio blog a cobertura que fiz sobre o evento de mídias sociais com o palestrante @andretelles na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, na noite do dia 27 de maio. Esse mesmo post pode ser lido do blog da relações públicas Maria Alana: Comunicação e Tendências, em que eu (@marcusvos) e o Felipe Leduíno somos colaboradores. Boa leitura!


MÍDIAS SOCIAIS X REDES SOCIAIS

O autor do livro “Orkut.com”, que vendeu mais de 50 mil cópias, e lançará neste ano seu mais novo trabalho “A Revolução das Mídias Sociais”, iniciou sua apresentação falando sobre a diferença existente, e que muitas vezes ainda confunde as pessoas, entre Mídias Sociais e Redes Sociais. Bem, é simples: a segunda é apenas uma categoria da primeira. Mídia Social é um termo mais amplo. Juntando-se os sites de compartilhamentos de vídeos, fotos e redes sociais têm-se as mídias sociais.
Outro ponto abordado por André Telles foi o motivo pelo qual essas ferramentas de relacionamento crescem cada vez mais, principalmente entre as empresas que buscam credibilidade da imagem através do relacionamento na Web. A navegação do usuário nas mídias proporciona uma experiência positiva, um contato mais íntimo, levando o navegador diretamente ao site. Ou seja, o usuário estará muito mais à vontade e acessível à abordagem da empresa, seja na emissão de conceitos positivos ou na venda de seus produtos.
Em especial ao Twitter, o palestrante trouxe informações interessantes que demonstram a aderência grandiosa que vem ocorrendo. No Brasil, já existe mais tráfego que no YouTube e no Orkut. Além disso, o que anteriormente era brincadeira de adolescente, virou negócio sério. Empresas já conseguem retorno a curto prazo utilizando a ferramenta, e o melhor é que de forma gratuita, sem gastar as altas somas da publicidade convencional.

CASE MOONFRUIT

A exemplo disso, André Telles falou do case da Moonfruit, que sorteou 10 MacBook Pro através do Twitter. Para participar, bastava apenas postar #moonfruit em qualquer mensagem. Isso fez com que o tráfego aumentasse 12 vezes no Twitter. Depois desse case super legal, em meio a premiações com livros para o público que interagia, André ainda passou uma listagem de ferramentas do Twitter que facilitam muito a vida do usuário. Mas essa lista passarei num post futuro.
Para encerrar a minha primeira participação, disponibilizo o vídeo mostrado pelo palestrante sobre como seria o twiter da vida real. Muito bom!
Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário