terça-feira, 15 de junho de 2010

E-mail Marketing no tripé de comunicação



Olá amigos, volto ao mundo de Comunicação e Tendências com as últimas do que aconteceu no evento E-mail Marketing Brasil (emmBRASIL 2010). Esse evento foi uma iniciativa da DINAMIZE, uma empresa que vem ganhando bastante espaço no mercado, principalmente através de seu principal produto de e-mail marketing, o easy mailing. Vocês já devem ter visto o logo deles ao final da página de algum e-mail.


A iniciativa do evento, juntamente com o apoio de grandes da comunicação como PROXXIMA, WBI BRASIL, BAGUETE, AMANHÃ e JORNAL DO COMÉRCIO, trouxe ótimos palestrantes, que contribuíram enormemente para a construção de conhecimento ao jovem público que lá estava representado por agências digitais, setores de comunicação empresariais e estudantes.


A primeira palestra “Os Assassinos de mídia x classe C e e-commerce” foi ministrada por Jonatas Abbott, publivitário formado pela UFRGS e um dos sócios da Dinamize, que com muito humor demonstrou vários exemplos de como já foram publicadas e postadas notícias do fim de mídias como o facebook, o e-mail e a televisão.


Jonatas faz uma rápida colocação ao final da ilustração dos exemplos, dizendo que o desafio está exatamente em se compreender a multiplicidade dos meios, e não o final da televisão. Ou seja, o difícil é sabermos utilizar todos os meios de forma integrada, pois cada um deles possui abrangências estratégicas diferenciadas. Para melhor referenciar essa posição, o palestrante diz que o Google se posicionou respondendo, quando lhe indagado sobre o final da televisão em decorrência da TV Google, que o melhor vídeo deve ser consumido na maior, melhor e mais brilhante tela da sua casa, na sala. Mais uma vez demonstrando que ainda não será dessa vez que a televisão estará com os seus dias contados.


Complementando esses dados, Abbott incluiu preciosas informações em relação à classe C, demonstrando um ótimo segmento para se obter retorno. No Brasil, ela possui 90% do poder de compra do varejo, e já é a maior entre os 70 milhões de internautas do Brasil, sendo que somente a classe C são 96 milhões, e a previsão é de que em 3 anos sejam mais 113 milhões de pessoas nessa classe. Além disso, o e-commerce pulou para 10,6 bilhões em 2009 e vai crescer muito mais nas classes C e D.


Mas para se utilizar esse monte de números ao seu favor, é necessário se ter um planejamento estratégico de como se utilizar os recursos na internet. Pensando-se nisso, Abbott enumerou três ferramentas básicas nos dias atuais para se trabalhar na comunicação digital e no e-commerce mais especificamente. Essa enumeração ele chamou de Modelo Básico de Comunicação Digital das Empresas: sites, busca e e-mail marketing. Segundo dados da e-bit, passados pelo palestrante, 25% dos usuários utilizam a busca para pesquisar as empresas, 15% encontram a empresa através do e-mail marketing e 15% encontram através do site (digitação do nome).


Outra relevante informação dada por Jonatas é que apesar de existir 7 milhões de empresas registradas, apenas 2 milhões possuem sites no ar, e 80% desses são inadequados. O que ele quis dizer é que por muitas vezes empresas gastam fortunadas para criar seus sites, mas ninguém acessa eles. Os usuários peixinhos (assim denominados por Abbott) não estão mordendo a isca dos barcos, pois os mesmos não utilizam o e-mail marketing para fazer cumprir com essa função.


Outro palestrante que trouxe dados bem bacanas foi o inglês David Whittaker, Managing Director da MarketData Direct & Digital, que mais uma vez ressaltou a vastidão que o e-mail marketing vem tomando. De 2009 à 2012, a previsão é de que aumente 38% a receita gerada por e-mail marketing. Até 2013, 840 bilhões de mensagens serão enviadas. 59% das empresas pretendem aumentar investimentos em mídias socias e 69% das empresas pretendem aumentar o seu serviço de e-mail marketing.


Para verificarmos mais um comparativo e nos convencermos de vez do poder e das dimensões que o e-mail marketing vem tomando, em 2005 a mala direta era utilizada por 85% das empresas e o e-mail por apenas 15%, em 2009 a mala direta foi utilizada por 44% das empresas e o e-mail por 56%.


Realmente são dados que nos possibilitam prever alguns resultados e ações que podem ser tomadas pelas empresas. Aliás, muitas dessas ações foram explicadas pelo palestrante Rodrigo Almeida, diretor comercial da Dinamize, que forceneu um passo-a-passo completo dos 4P´s do e-mail marketing:


1)      Higienização – limpeza de e-mails, elimização dos duplicados, separar os e-mails das pessoas que não interagem e refazer a forma de abordagem;


2)      Construa uma base de e-mail opt-in ou soft opt-in – faça ações com empresas parceiras (co-registration), campanhas meber-get-member, capture os e-mail dos clientes de suas lojas físicas, nunca compre bases de e-mails;


3)      Trabalhar de forma segmentada – demográficos, geográficos, sociais, etc. Formulários com promoções são ótimas formas de ampliar a base de e-mails e segmentá-los de forma automática;


4)      Defina uma régua de relacionamento – mapeie os pontos de contato com o cliente;

 
5)      Alavanque nas redes sociais com o e-mail marketing;


6)      Peculiaridades do e-mail:
- Os 35 primeiros caracteres do título provavelmente serão lidos sem qualquer problema;
- A “página ímpar” são os 3 a 5 cm (topo) da mensagem. Divulgue aí o que importa.
- evite scripts, flash, formulários e estilos externos, pois não vão funcionar em diversos e-mails.
- Imagens “embed” também devem ser evitadas, pois são lidas como spam;
- 74% dos e-mails serão recebidos com imagens bloqueadas;
- E-mails com data ou período específico aumentam a taxa de leitura;
- 8% dos opt-out decidem não sair quando existe uma alternativa para não se descadastrar;
- Fazer follow up em até 5 dias depois do cadastramento de uma pessoas;
- Usuários de facebook e twitter tem 38% mais chances de abrir e-mails promocionais;
- Pense no layout sem a exibição de imagens (para caso sejam bloqueadas);
- Importante ter link no texto. Opção melhor o que imagens;
- Tenha um grupo de testes e aplique nos principais domínios;
- As maiores taxas de abertura de e-mails são registradas entre 8h e 10h;
- Analise o relatório de envios para entender o que os provedores estão bloqueando.
- E acompanhe o relatório de descadastros a cada ação. O opt-out é o termômetro de tudo que não funciona ou de seus erros.


Enfim pessoal, acredito que os números e as dicas para a utilização de e-mail marketing foram ótimas dicas de como se utilizar profissionalmente o tripé de comunicação ressaltado por Jonatas Abbott. Teremos que nos conscientizar cada vez mais que são os consumidores que estão buscando as empresas e não o contrário. A presença na esfera digital é fundamental para se marcar presença frente o enorme mundo de opções que os consumidores agora possuem.


As pessoas vivem tanto no ambiente físico quanto no digital, mas as estratégias de marketing de sucesso normalmente envolvem as duas.


Até a próxima.


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